Luís Castro se desculpa por frase com conotação racista após Gre-Nal

O Grêmio perdeu para o Internacional no primeiro Gre-Nal de 2026. Em coletiva depois do jogo, o técnico Luís Castro usou uma expressão de conotação racista e foi muito criticado. Nesta segunda (26), ele se manifestou nas redes sociais para se desculpar.
➕ Grêmio leva virada e perde primeiro Gre-Nal de 2026
Após a derrota do Grêmio para o maior rival, Luís Castro disse: "Foi um dia negro para nós". O uso da palavra "negro" para se referir a algo negativo possui conotação racista e não deve ser reproduzido.
Em stories publicado no Instagram, Luís Castro pediu desculpa pela utilização da expressão. Segundo ele, a intenção era se referir ao contexto do jogo. Com isso, prometeu que o caso não irá se repetir e falou sobre aprendizagem.
Veja a publicação de Luís Castro:
'Venho a público pedir desculpa em relação à expressão utilizada no final do clássico deste domingo em conferência de imprensa.
Em momento algum tive a intenção de praticar qualquer ofensa racista. Referi-me unicamente ao contexto do jogo.
Reforço a minha posição de defesa da igualdade como valor social. Igualdade de oportunidades, raças e religiões.
Reafirmo as minhas humildes desculpas. Respeito a aprendizagem com o compromisso de não repetir a expressão'
Como foi a derrota do Grêmio no Gre-Nal
O Grêmio foi superado pelo Internacional no primeiro Gre-Nal da temporada. Em uma partida agitada, com seis gols, o Imortal chegou a ficar em vantagem no placar em duas oportunidades. No entanto, teve uma queda brusca de rendimento no segundo tempo e acabou derrotado.
O jogo começou intenso e Amuzu abriu o placar para o Grêmio aos quatro minutos. Pouco depois, Marcos Rocha marcou contra, e o Internacional virou, passando a controlar as ações. O Inter terminou o primeiro tempo melhor, mas o empate permaneceu no placar.
Na etapa final, o duelo seguiu equilibrado, com chances claras para os dois lados. Após confusão na área, Edenilson aproveitou falha de Rochet e recolocou o Grêmio em vantagem. No entanto, em rápida reação, Borré marcou duas vezes e o Inter virou em dois minutos. No fim, Bernabei fechou o placar em 4 a 2.












